quinta-feira, 23 de setembro de 2010

“Ladies and Gentlemen…Mr. Leonard Cohen”

“Ladies and Gentlemen…Mr. Leonard Cohen” é um documentário “ïnformal” sobre o poeta, produzido em 1965 sob a chancela do Canada National Film Board. Narrado ao estilo da época, nele se descobre, entre outras coisas, que Leonard Cohen também fazia comédia na melhor tradição de stand up. Imperdível.

"Em 8:40 Leonard Cohen disse: "Quando eu me levanto pela manhã ... Minha real preocupação é saber se eu estou em um estado de graça. E se eu fizer essa investigação, e eu descobrir que eu não estou em estado de graça, eu tento ir [voltar] para a cama. Um estado de graça é que tipo de equilíbrio com o qual você monta o caos que você encontra ao seu redor. Não é uma questão de resolver o caos - porque há algo arrogante e bélica em colocar o mundo em ordem - mas com uma espécie de esqui de escape para baixo sobre uma colina, apenas a atravessar o contorno do morro. Entrevistador interrompe: Oh, você me perdeu! Irving Layton explica: O que Cohen está tentando fazer agora é preservar a própria, que é sua verdadeira preocupação, e eu acho que é a preocupação de todo poeta: preservar a própria em um mundo que está rapidamente steamrollering os eus de existência e a criação de um mundo uniforme ".

“At 8:40 Leonard Cohen says: When I get up in the morning... my real concern is to discover whether I'm in a state of grace. And if I make that investigation, and I discover that I am not in a state of grace, I try to go [back] to bed. A state of grace is that kind of balance with which you ride the chaos that you find around you. It's not a matter of resolving the chaos -- because there's something arrogant and warlike about putting the world in order -- but having a kind of escape ski down over a hill, just going through the contours of the hill. Interviewer interjects: Oh, you have lost me! Irving Layton explains: What Cohen is trying to do right now is to preserve the self; that's his real concern, and I think that is the concern for every poet: to preserve the self in a world that is rapidly steamrollering the selves out of existence, and establishing a uniform world.”

http://www.nfb.ca/film/ladies_and_gentlemen_mr_leonard_cohen/






http://www.youtube.com/watch?v=KRcOWghazHA&feature=player_embedded

http://www.nfb.ca/film/ladies_and_gentlemen_mr_leonard_cohen/

Sem comentários:

Enviar um comentário