domingo, 27 de junho de 2010

"Destination: Portugal"



"Portugal está na moda em NY. OU melhor, o design português. Há uma grande exposição anunciada em quase todos os outdoors e paragens de autocarro da cidade."
via
http://laurindaalves.blogs.sapo.pt/



"O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque http://www.moma.org/
(MoMa) lançou, a 13 de Maio, o projecto "Destination: Portugal", que vai reune na loja daquele museu nova-iorquino uma colecção de produtos de designers portugueses.
"O MoMa escolheu Portugal como país-tema porque os responsáveis têm a ideia que não é um país com uma posição consolidada no design, mas que está a ter um crescimento sustentado nesta área", explicou hoje à Agência Lusa Bárbara Mato, directora de marketing da Fundação de Serralves, parceira do museu norte-americano neste projecto.
Da colecção, disponível na loja do MoMa, disse, fazem parte vários produtos, que normalmente só se encontram à venda em Portugal, entre os quais estão alguns dos que habitualmente estão expostos na Loja de Serralves.
O "Destination: Portugal" inclui uma série de peças de designers portugueses, entre as quais se encontram acessórios de moda em cortiça, mobiliário, acessórios para a casa e louças inspirados na cerâmica portuguesa e na azulejaria ou joias contemporâneas, que trabalham materiais tradicionais.
Muitos destes produtos nunca estiveram à venda fora de Portugal e, na maioria dos casos, as lojas MoMA vão ter o exclusivo da comercialização para os Estados Unidos.
O projecto "Destination: Portugal" faz parte do Destination: Design Series, uma iniciativa organizada pelo MoMA que tem como objectivo dar a conhecer as tendências actuais do design em vários países do mundo.
O primeiro contacto surgiu em Março do ano passado, num seminário em Portugal e, posteriormente, a Fundação de Serralves foi abordada por Kathy Thornton-Dias, responsável pelo MoMa Retail, para ser parceira no projecto.
"O conceito da iniciativa é descobrir o que de mais novo se faz em países emergentes na área do design e apresentar ao público", acrescentou Bárbara Mato.
Sustentou ainda que o papel de Serralves foi o de "ajudar à selecção dos autores e das peças" que estarão representadas em Nova Iorque.
Em cada edição é seleccionado um país-tema e são disponibilizadas, nos espaços comerciais do MoMA, peças de designers conceituados ou emergentes dessa nação, sendo que entre os escolhidos dos últimos anos estiveram países como a Finlândia, a Dinamarca, o Brasil ou o Japão.
A Loja de Serralves, que tal como o Ministério da Cultura de Portugal, o Turismo de Portugal, a AICEP Portugal Global e a TemaHome é parceira da MoMA Design Store neste projecto, irá comercializar a colecção, que estará também disponível online no site" http://www.serralves.pt/catalogo/entrada.php.

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