segunda-feira, 22 de novembro de 2010

blogues anti-crise

Poupar dá trabalho, mas elas fazem-no todos os dias: comparam preços, descobrem promoções, preparam prendas caseiras, aproveitam a água fria dos banhos. E não ficam por aqui – as donas de casa modernas estão a invadir a Internet com blogues anti-crise.

Através dos conselhos delas, descobrem-se as promoções em vigor nos vários supermercados, sessões de spa a preço de saldo, como entreter os miúdos sem mexer na carteira ou onde cortar o cabelo sem gastar um tostão (não, não é em casa, é nas escolas de cabeleireiros).

O segredo do sucesso deste esforço de poupança parece estar na partilha: “Ao partilhar, temos a oportunidade de aprender com as experiências dos outros e trocar ideias que nem nos tinham passado pela cabeça”, explica Rute Carréu, de 31 anos.

A técnica de Recursos Humanos residente em Sintra criou o http://tostoescadecasa.blogspot.com

no início de Agosto, mas começou a poupança antes disso.

Depois do nascimento do filho, “sobretudo na altura de regressar ao trabalho e pagar a creche, a necessidade de poupar aumentou”, porque “recorrer ao pé-de-meia tornou-se um hábito”.

Por isso, Rute e o marido decidiram mudar de vida: fazem um plano mensal do orçamento familiar, organizam as refeições para toda a semana, confeccionam os iogurtes, compotas, doces, bolachas, gelado e pão em casa, e privilegiam os produtos de marca branca.

A “insegurança profissional” foi o que levou Carla Silva, operadora de loja de 29 anos, de Gaia, “a pensar mais” no seu futuro e no do filho.

Em Junho, criou o http://calateepoupa.blogspot.com
e diz que a experiência é enriquecedora: “Não só partilho como aprendo muito. É uma troca de informações”, nota, revelando que o blogue tem 300 a 400 visitas diárias.

O http://anticriseportugal.wordpress.com
é um dos blogues mais recentes. Foi criado em Setembro por 11 mulheres, algumas das quais nem se conhecem pessoalmente.

Rita Quintela, uma das autoras, refere que http://a ideia de criareste instrumento

surgiu num “num brainstorming virtual, algures no facebook, num dia em que todas choramingávamos a crise”.

Preferiram, então, parar os lamentos e avançar com o “Anti Crise”, que tem cerca de 316 visitas diárias (desde que foi criado teve mais de 11 mil visitantes).

Para além das dicas, o blogue tem algumas ligações úteis: para o site www.vousair.com
(guia de lazer e tempos livres) ou para os guias de compras “Kuanto Kusta” (onde se comparam preços de 251 lojas) e “Mais Gasolina” (o site online “com preços de combustíveis actualizados pela comunidade”).

Os conselhos das donas de casa não ficam por aqui: em www.organizaracasa.com
, Mónica, a “Dona de Casa Perfeita”, dá “dicas para melhorar o funcionamento da sua casa, para gerir o orçamento doméstico” e “tudo o que uma dona de casa perfeita precisa de saber.

Em
http://www.saberpoupar.com


apresentam-se “10 ideias para poupar dinheiro na decoração da casa”, “22 dicas para poupar electricidade” ou “30 dicas para poupar espaço em casa”.

Para além destes, existem outros blogues de poupança: http://gestaocaseira.blogspot.com
http://aprendereorganizar.blogspot.com
http://bricolarepoupar.blogspot.com
http://asminhas1001ideias.blogspot.com
http://economiacadecasa.blogspot.com


http://criatividade-em-movimento.blogspot.com
http://multimilionario.blogspot.com


“Com a mania de aproveitar tudo”


Começou com um blogue de receitas, mas depois criou outro, com dicas sobre economia doméstica. Joana Roque, de 31 anos, aprendeu a poupar com a mãe e a avó e agora dá conselhos a cerca de 1500 pessoas por dia.

“Sempre fui assim, com a mania de aproveitar tudo. Não me custa nada partilhar, é um hobby que me dá muito prazer. Achei que fazia sentido dar essas indicações. As pessoas são muito simpáticas. Há pessoas que dizem que mudei a vida delas”, observa.

Joana é técnica de turismo, está desempregada desde o fim de 2008. Foi nessa altura que criou o http://www.economiacadecasa.blogspot.com


não porque tenha passado a pensar mais em poupanças, mas porque ficou “com mais tempo” para gerir os dois blogues.

“Sempre fui ensinada a poupar. A minha avó dizia que o dinheiro é de quem o poupa, não de quem o ganha. Gosto imenso de sapatos, como todas as mulheres, mas penso duas vezes antes de os comprar, e de qualquer forma prefiro gastar em livros de culinária”, observa.

Joana diz que nem sequer é assim por “necessidade” – trata-se de uma questão de feitio. “E isso permite-me ter uma vida razoavelmente confortável só com um ordenado”, acrescenta.

Através do blogue, Joana tem percebido que “as pessoas não sabem gerir um orçamento”, nem estão “preparadas para gerir os seus gastos”.

O problema, alerta, “é o querer ter tudo imediatamente sem pensar se precisamos ou não”.

O primeiro boom de leitores terá começado “no final do ano passado”, quando foram apresentadas sugestões de prendas de Natal caseiras, como azeite ou sal aromatizado, açúcar baunilhado ou frascos de compota.

Depois, “a partir do Verão”, a bloguer notou que as pessoas a começaram “a contactar mais”.

Joana ganha alguma coisa com publicidade, mas não pensa em profissionalizar o trabalho. “Nem sei como poderia fazê-lo. Continua a ser o meu hobby, ajuda a passar o tempo”, assegura.

Sete refeições para quatro por 35 euros é um dos últimos “posts” do “Economia cá de casa”, onde Joana explica como conseguir “refeições saborosas e equilibradas” para uma semana, para uma família média. O segredo parece ser “usar produtos de marcas brancas, ou económicos”.

via
http://www.auniao.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário